Sesc São Paulo participa da Virada Cultural 2025 com programação gratuita em todas as unidades da capital paulista

Sesc São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, realiza em todas as unidades na capital paulista uma série de atividades que integram a programação da Virada Cultural 2025, entre às 18h do sábado, dia 24 de maio, e às 18h do domingo, dia 25.

As ações do Sesc na Virada Cultural acontecem nas unidades 14 Bis24 de MaioAvenida PaulistaBelenzinhoBom RetiroCampo LimpoCarmoCasa VerdeCentro de Pesquisa e Formação, CineSescConsolaçãoFlorêncio de Abreu, InterlagosIpirangaItaqueraPinheirosPompeiaSantanaSanto Amaro, Vila Mariana e em frente a futura unidade, (Sesc Galeria), localizada na Praça Ramos de Azevedo, centro de São Paulo com opções gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias, em áreas como Música, Teatro, Circo, Cinema e Artes Visuais.

Em 2025, a Virada Cultural celebra duas décadas de trajetória artística nos diversos territórios da capital paulistana, impulsionando um vibrante circuito cultural que renova os vínculos entre as pessoas e a cidade.

“A Virada Cultural se consolidou como um convite à ocupação coletiva e criativa da cidade. Ao participar desse evento, em parceria longeva e relevante com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o Sesc São Paulo reafirma seu compromisso com a ampliação do acesso à cultura, promovendo experiências que provocam, sensibilizam e transformam. Em meio ao dinamismo da vida urbana, a arte é caminho potente de encontro e reinvenção dos laços sociais — e a cidade, quando atravessada pela cultura, revela outras possibilidades de futuro,” afirma Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.

Fotografia colorida do Sesc por Diogo França - @difgomez
Teatro Padre Anchieta – Sesc Consolação | Foto: Diogo França – @difgomez

Um convite ao encontro e acolhimento

Entre os destaques da programação, estão shows com Pato FuTribo de Jah (Sesc Pompeia); Tasha & Tracie (Sesc Vila Mariana); Eletro Samba Groove (Sesc Santo Amaro); Otto (Sesc Pinheiros); Paulo MiklosLuedji Luna Canta Sade (Sesc Itaquera); Filosofia ReggaePlanta e Raiz (Sesc Interlagos); Fat Family (Sesc Carmo); KL Jay e Família (Sesc Bom Retiro); Leci Brandão (Sesc 14 Bis); Nos Tempos Da Soweto (Sesc Avenida Paulista).

Os espetáculos de teatro e circo do Sesc na Virada incluem sessões das peças Cartas Libanesas – “Ayuni”, a obra reflete as dimensões da imigração libanesa (Sesc Ipiranga); Literatura em Cena: Dom Casmurro, com direção de Zé Henrique de Paula, um musical inspirado na obra de Machado de Assis (Sesc Santo Amaro).

2POR4, na montagem dois maestros desajeitados demonstram suas “habilidades” em uma disputa para decidir quem vai reger um quarteto de cordas, com o Grupo Esparrama (Sesc Campo Limpo); e Big Bang, inspirado na Teoria do Big Bang, o espetáculo conta de maneira imagética o início e desenvolvimento da Terra, com a Cia. Biolumini (Sesc Santana).

Virada Fantástica no CineSesc exibe filmes com narrativas que celebram o realismo fantástico. O público poderá assistir Quero Ser John Malkovich, (EUA, 1999) e Salomé (Brasil, 2024). No Sesc Consolação, a exibição será do clássico do cinema nacional Lisbela e o Prisioneiro (2003), com trilha sonora ao vivo tocada por Cine Mancini Orchestra. E, no Sesc Belenzinho, o filme Bacurau (Brasil, 2019) é exibido com sonorização ao vivo.

As crianças podem aproveitar as atividades da Virada para ver espetáculos de músicacirco e teatroBach, Bebês e Beatles, um concerto cênico de câmara para bebês, com Cia. Prana de Teatro (Sesc 14 Bis); La Toti – Yosmar Sanchez, um show circense da artista venezuelana, com malabares e técnicas tradicionais (Sesc Ipiranga); Alice no Seu Pequeno Grande Quarto das Maravilhas, depois de um dia tumultuado na escola, Alice se aventura em um mundo desconhecido, com o Grupo Arte Simples de Teatro (Sesc Santana).

Com horário especialmente estendido, o público poderá visitar algumas exposições em cartaz nas unidades, como é o caso de: Espelho do Poder (Sesc Avenida Paulista), concebida como show audiovisual pela dupla de artistas Bárbara Wagner & Benjamin de Burca.

Lugar Público – Muntadas (Sesc Pompeia), com curadoria de Diego Matos, a mostra inédita do artista Antoni Muntadas convida a refletir sobre os limites e transformações dos espaços compartilhados; Pausa (Sesc 14 Bis), a artista visual Stela Barbieri reúne obras em grande escala que possibilitam o habitar e permanecer para refletir sobre a importância do ócio.

A futura unidade na Praça Ramos de Azevedo, (Sesc Galeria), atualmente em reestruturação, vai oferecer algumas atividades na área externa. Entre as atrações, Volta Negra pelo Centro da Cidade, uma caminhada que resgata memórias dos povos africanos em diáspora, com o Coletivo Cartografia Negra; Cidade Brinquedo, palhaços inventam brincadeiras junto com as crianças, com a Cia. Esparrama.

Outras informações e a programação completa estão disponíveis em sescsp.org.br/sescnavirada

Arte colorida com logo da Virada Cultural 2025 - 20 anos em 24 horas
Virada Cultural 2025 – 20 anos em 24 horas – Divulgação

Programação Sesc Belenzinho na Virada Cultural 2025

Aprendendo a Pedalar
Dias 24 e 25. Sábado das 10h às 20h. Domingo das 10h às 17h.
Local: Praça
Gratuito

Atividade aprendendo a pedalar no Espaço Sobre Rodas, traremos bike para que as pessoas aprendam a pedalar ou pedalem como forma de lazer pelo espaço.
Vivência de Basquete 3×3
Dias 24 e 25. Sábado das 10h às 20h. Domingo das 10h às 17h.
Local: Praça
Gratuito

Vivência de basquete 3×3, voltada para pessoas de todas as idades.
Recriáveis
Com Paula Helena
Dias 24 e 25. Sábado (Oficina I) e domingo (ETA) das 10h30 às 13h.
Retirada de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Explorar o universo dos materiais é uma atividade que desperta a criatividade, aprimora o manuseio, celebra a arte e enche os momentos de pura diversão. Uma experiência rica que transforma o simples em extraordinário!

 

Espetáculos

Caravana Zona Leste
com o Grupo Exército Contra Nada
Dia 25/5. Domingo, das 12h às 13h.
Local: Teatro

O espetáculo “Caravana Zona Leste” completa 3 (três) anos de existência. Com 9 (nove) artistas em cena e uma banda ao vivo, apresentam números coletivos de habilidades, entrelaçados pela dramaturgia que dialoga com os bairros da cidade em que esses artistas cresceram, vivem ou convivem.

 

Ler mudou, muda e continuará mudando o mundo
com BrincaManas
Dias 24 e 25/5. Sábado, das 18h às 20h. Domingo, das 13h às 17h.
Local: Biblioteca

Crianças e seus acompanhantes são convidados a participarem de uma experiência de leitura compartilhada, por meio da apresentação dos livros, suas histórias
Bordado Afroafetivo
Com Flavio Serafin
Dias 24 e 25/5. Sábados e domingos, das 14h às 17h.
Local: Oficina II
Retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

O bordando histórias é uma oficina voltada para o público infanto-juvenil, que parte da efemeridade das memorias da infância. Durante o processo, a literatura oral é fonte de livre inspiração para a criação dos gráficos para o aprendizado dos bordados.
Pega a Visão: Fotografando o cotidiano
Com Joel Melo
Dia 24/5. Sábado, das 14h às 17h.
Local: ETA
Retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

Neste ensaio introdutório à fotografia, os participantes exploram composições fotográficas e técnicas de edição e tratamento de imagens com programas gratuitos. O resultado será uma instalação interativa, utilizando monóculos para ampliar percepções e estimular novos olhares.
GINÁSIO

Afrofuturismo Feira
Dias 24 e 25/5. Sábado, das 16h às 21h. Domingo, das 10h às 17h.
Local: Ginásio

A feira proposta colabora com a diversidade cultural, valorização de expressões artísticas periféricas incentivo ao empreendedorismo. Igualmente, destaca a inclusão e a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que proporciona oportunidades de descoberta e apoio de talentos criativos e alternativos por parte do nosso público.
Apresentação BALLROOM – Afropoteótica Ball: O Brasil que o Samba Inventou
Com Coletivo Pindorama Cultural
Dia 24/5. Sábado, das 16h às 21h.
Local: Ginásio
Tradução em Libras

As Balls são a confraternização da Cultura Ballroom, onde todas as Casas/ Grupos que vivem, essa cultura compete por prêmios e prestígio dentro da Comunidade. Esta Edição celebra sobretudo a AFROCENTRALIDADE das performances Ballroom, com MC´s e jurados renomados para julgar e animar essa batalha maravilhosa para integrar a Programação da Virada Cultural e Dia do Desafio.

Área de Convivência – Piso de Vidro

Balões Vermelhos
Cia Etra de Dança
Dias 24 e 25/5. Sábado, das 18h às 19h. Domingo, das 15h às 16h.
Local: Área de Convivência

Espetáculo interativo que se inspira nos jogos de tabuleiros e brincadeiras de rua que atravessam a instalação, trazendo um ar de nostalgia e poesia aos corpos dos performers que conduzem toda a brincadeira que permeia o trabalho.
Bosque
com a Cia Futura
Dias 24 e 25/5. Sábado, das 18h às 18h30. Domingo, das 15h às 15h30.
Local: Praça

Bosque é uma chamada artística à consciência ambiental. Uma pesquisa que aproxima dança e artes visuais para criar paisagens únicas, perseguindo a ideia de impermanência e instabilidade do corpo em contato com a natureza, clima e práticas coletivas. De cabeça para baixo, o corpo inverte o espaço e questiona o tempo. Por quanto tempo o corpo resiste? Por quanto tempo a floresta irá resistir?
GALPÃO – OFICINAS

Construssim
Com Zebra5
Dias 24 e 25/5. Sábado, das 18h às 21h. Domingo, das 14h às 17h.
Aberto ao Público

Nessa instalação coletiva, o público cria um poema tridimensional a partir de tubos e conexões, conectando as palavras de forma aberta. As palavras escritas nos tubos contem universos temáticos ou fragmentos de poemas e textos.
Estamparia dos grafismos azuis: Adires
com Celso Lima
Dias 24 e 25/5. Sábado, das 18h às 19h30 e 19h30 às 21h. Domingo, das 14h às 15h30 e 15h30 às 17h
Retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

O encontro propõe um contato com os acervos gráficos dos Adires Eleko e Alabere, seus significados na criação e produção de estamparias sobre papel, resgatando os valores de escrita dos têxteis ancestrais da tinturaria índigo de Áfricas, aqui impressas em serigrafia manual. A proposta pretende o cartaz em papel como uma amostra da cultura material ancestral Iorubá.
Poesia em Trânsito
com Zebra5
Dias 24 e 25/5. Sábado, das 18h às 21h. Domingo, das 14h às 17h.
Retirada de senha com 30 minutos de antecedência.
Aberto ao público

Intervenção artística que propõe a subversão a partir de símbolos bastante presentes no cotidiano de toda cidade: a sinalização de trânsito. Provocações poéticas convidam a reescrever palavras ou indicações curtas em novas combinações O espaço será tomado pelas criações, a um só tempo modificando a paisagem e convidando quem passa a participar também.
Tabuleiro da Arte
Com Zebra 5
Dia 24/5. Sábado, das 18h às 21h.
Retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

Jogo e Arte são lados da mesma moeda! Nesta oficina vamos criar tabuleiros-pinturas a partir do contato com jogos diversos e também miniaturas (pecinhas). A ideia é que estes recursos possibilitem acessar o imaginário narrativo e lógico que compreendem os jogos de tabuleiro, mas em contato com a possibilidades plásticas da pintura
Vivência com Jogos do Máquina
com Máquina Tudo
Dias 24 e 25/5. Sábado, das 18h às 21h. Domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h.
Aberto ao público.

Nessa vivência, os jogos artesanais feitos pelo grupo Máquina Tudo ficam disponíveis para a experimentação do público. Jogos em madeira de destreza, Jogos com elementos eletrônicos, jogos totalmente digitais compõe as opções em que o público poderá explorar o universo lúdico pensado pelo Máquina.
Vivência de Pintura Tradicional
Grupo Fulni-ô Yamititkwa Sato (PE)
Dia 25/5. Domingo, das 11h às 13h.
Local: 1º Pavimento – Hall
Livre para todos os públicos

A pintura corporal, feita tradicionalmente com urucum e jenipapo, na etnia Fulni-ô significa proteção contra os maus espíritos e energias ruins. Na oficina os participantes serão convidados a experienciar no corpo a pintura tradicional, as danças e os cantos na língua Yathe, idioma materno da etnia Fulni-ô.
OFICINAS DE ALIMENTAÇÃO

Roda de Tacacá
com Jane Glebia
Dia 24/5. Sábado, das 18h30 às 19h30.
Local: Sala de Espetáculos I
Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.

Nesse encontro, a nutricionista Jane Glebia prepara a iguaria, compartilha a história, ensina as técnicas para servir, seguindo a ordem tradicional dos ingredientes, bem como o uso do utensílio onde se toma o Tacacá, que são as cuias confeccionadas manualmente com desenhos tribais e/ou florais, por mulheres da Associação de Santarém.
Amazônia à Mesa
com Jane Glebia
Dia 25/5. Domingo, das 14h às 15h.
Local: Sala de Espetáculos I
A partir de 16 anos

Almoço na comedoria e em seguida o bate-papo.

Trabalhar com uma culinária que leve em consideração as necessidades alimentares, culturais, sociais e ambientais é um grande desafio, especialmente quando se busca respeitar a sazonalidade dos ingredientes regionais. É isso que Jane tem feito na Amazônia brasileira e que ela aborda em um bate-papo para falar da culinária como forma de promover a consciência alimentar.

Shows
Bazuros
Dia 24/5. Sábado, das 19h30 às 21h.
Local: Praça

A cumbia e o punk se encontram nesse show que apresenta o segundo disco do Bazuros, “Mucha Lucha, Poca Plata”, uma mistura de influências que passam pela cumbia peruana e argentina, pelo reggae e pelo punk, criando uma sonoridade autêntica e com a cara de São Paulo.

 

Sons D’Oeste
Trupe Benkady
Dia 24/5. Sábado, das 20h30 às 21h30.
Local: Área de Convivência

O espetáculo Sons D’Oeste explora timbres da natureza e ritmos históricos, destacando as etnias Malinké, Baga e Sussu da Guiné Conacri. Através da dança e música tradicional, revela semelhanças culturais entre a Guiné e o Brasil, inspirando-se em rituais cerimoniais da Guiné, onde a música e a dança permeiam o cotidiano e eventos sociais como batismos, iniciações, casamentos e trabalho agrícola.
Boogarins sonoriza Bacurau
Dia 24 e 25/5. Sábado, das 21h às 23h. Domingo, das 17h30 às 20h.
Local: Teatro
A partir de 16 anos (necessária retirada de ingresso antecipada)

Bacurau – Dir. Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Brasil, Ficção, 2019, 131 min.
Um dos filmes mais marcantes do cinema brasileiro recente, Bacurau será exibido com sonorização ao vivo da banda Boogarins. O grupo de rock psicodélico formado por Benke Ferraz (guitarra e voz), Dinho Almeida (guitarra e voz), Raphael Vaz (baixo, moog e voz) e Ynaiã Benthroldo (bateria e voz) apresenta uma releitura autoral da trilha sonora e transforma a exibição em espaço de imersão sensorial, com texturas psicodélicas.

Fotografia colorida de Boogarins por Valéria Pacheco - Sesc Santana
Boogarins | Foto: Valéria Pacheco

O quarteto reinterpreta a sonoridade do longa-metragem ao incorporar elementos de sua discografia à trilha sonora original, criando uma camada de significados para a narrativa. Suas composições dialogam com os momentos-chave do filme, intensificando cenas de tensão, mistério e catarse coletiva. Assim, a performance não apenas acompanha a trama, mas se torna parte dela, ampliando a atmosfera envolvente de Bacurau.
Black Pantera
Dia 24/5. Sábado, das 21h30 às 22h30.
Local: Comedoria
A partir de 14 anos (necessário retirada de ingresso antecipada)

O power trio de Uberaba formado por Charles, Chaene e Pancho, surgiu em 2014. Cantando em português e falando sobre pautas que relacionadas às suas vivências como o Antiracismo, anticapacitismo e contra toda forma de preconceito, abriram shows de grande expressão nacional e internacional como Slayer e Sepultura, e se apresentaram em festivais como Porão do Rock e Afropunk FR, NY e Miami.
Participações de Clemente (Inocentes), Cannibal (Devotos), e Natália Matos (Punho de Mahin).

Fotografia colorida de Black Pantera por @marcoshermes
Black Pantera | Foto: @marcoshermes

Bloco do Água Preta
Dia 25/5. Domingo, das 17h às 18h30.
Local: Praça
Livre para todos os públicos

O Bloco do Água Preta, criado em 2012, na Pompeia, realiza sua saída no sábado depois do Carnaval percorrendo o trajeto do Córrego do Água Preta, hoje canalizado. O bloco faz crítica a triste história paulista e sua (não) relação com seus rios, de modo engajado, despojado e carnavalesco. Com a crise hídrica, o tema ganhou mais visibilidade e novos sentidos.

Virada Cultural

Dias 24 e 25 de maio de 2025. Sábado e domingo.

Gratuito
A Virada Cultural no Sesc acontece das 18h do sábado 24/05 e vai até às 18h do domingo 25/05.

Ingressos disponíveis para os dias 24 e 25/05 serão distribuídos gratuitamente no dia 24/05 sábado

A programação é gratuita e para todos.
Ingressos online: em sescsp.org.br ou app Credencial Sesc SP, no dia 24, a partir das 12h;
Ingressos para retirada presencial: a partir das 16h, nas bilheterias das unidades

SESC BELENZINHO

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.

Belenzinho – São Paulo (SP)

Telefone: (11) 2076-9700

Estacionamento

De terça a sábado, das 9h às 21h. Domingos e feriados, das 9h às 18h.

Valores: Credenciados plenos do Sesc: R$ 8,00 a primeira hora e R$ 3,00 por hora adicional. Não credenciados no Sesc: R$ 17,00 a primeira hora e R$ 4,00 por hora adicional.

Transporte Público

Metro Belém (550m) | Estação Tatuapé (1400m)