Orquestra Furiosa se apresenta na Sala São Paulo com espetáculo em tributo ao cantor e compositor Milton Nascimento
No dia 11 de maio, às 10h50, a Sala São Paulo, uma das casas de concerto mais prestigiadas e respeitadas do mundo, será tomada por talento, energia e brasilidade com a apresentação da Orquestra Furiosa, da Escola de Música do Parque Ibirapuera, administrada pela Urbia. O espetáculo, do grupo composto por 41 instrumentistas, promete emocionar o público em uma vibrante homenagem ao renomado cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento.
De acordo com a coordenadora da Escola de Música do Parque Ibirapuera, Lilian Faversani, a expectativa da Orquestra Furiosa é grande. “Essa será a segunda vez que o grupo marca presença na Sala São Paulo. A primeira, em abril de 2024, foi histórica, pois bateu recorde de público nas séries matinais e lotou os 1.400 lugares da plateia, um verdadeiro marco na trajetória de nossos músicos”.
Sob regência do maestro Nailor Azevedo Proveta, desta vez, a Orquestra revisita clássicos como “Travessia”, “Cais”, “Morro Velho”, “Maria Maria” e “Clube da Esquina nº 2”, celebrando a obra de Bituca e sua capacidade de unir sonoridades brasileiras a influências latino-americanas.

Além disso, o espetáculo na Sala São Paulo é o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Orquestra.
“Para nossos estudantes, professores e direção artística, que fazem parte da Orquestra Furiosa, ocupar um palco tão simbólico para a música brasileira e internacional é viver a concretização de um sonho coletivo. É a prova viva de que os anos de estudo, ensaio e partilha frutificam em momentos como este, em que jovens egressos e atuais alunos da Escola de Música do Parque Ibirapuera se apresentam com excelência, orgulho e pertencimento, exibindo a formação primorosa que receberam de mestres comprometidos com a arte, a educação e a transformação por meio da música”, ressalta Lilian.
Desta vez, a convite da Orquestra Furiosa, o espetáculo contará com a participação especial de Vanessa Moreno, que traz ainda mais brilho ao show. Natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo, a artista é um dos grandes nomes da nova geração da música brasileira.

Cantora, compositora e instrumentista, ela se destaca por sua versatilidade, pelo uso criativo da percussão corporal e vocal, e por incorporar elementos de improvisação que tornam cada performance única. Desde o lançamento de seu trabalho solo “Em Movimento”, em 2017, seguido por “Sentido”, em 2021, e “Solar”, em 2023, Vanessa vem construindo uma carreira marcada por autenticidade e apuro técnico.
Em 2023, participou da primeira edição do festival The Town e já está confirmada na edição deste ano, em setembro, consolidando sua presença nos grandes palcos do País.
Com duração de uma hora, o espetáculo é indicado para crianças a partir de sete anos, mas não possui restrição etária. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis a partir de 5 de maio, às 12h, no site oficial ou nos totens localizados no térreo da Sala São Paulo.
Orquestra Furiosa na Sala São Paulo: Homenagem ao Milton Nascimento
Data: 11 de maio de 2024
Horário: 10h50
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, CEP 01218-020
Classificação etária: livre para todos os públicos, mas a faixa etária sugerida é a partir de 7 anos
Ingressos: aquisição gratuita pelo site oficial ou na bilheteria da Sala São Paulo, a partir de 5 de maio
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza.
Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado).
Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano.
Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão.
Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.