Museu da Língua Portuguesa participa da Virada Cultural 2025 com horário estendido e atividades especiais
Quem estiver na capital paulista no dia 24 de maio, sábado, poderá visitar a exposição principal e a mostra temporária Fala Falar Falares do Museu da Língua Portuguesa até as 21h, sem pagar nada.
A ação integra a participação do Museu na Virada Cultural 2025, quando ainda promoverá um sarau em homenagem a Paulo Leminski e Alice Ruiz e a exibição do filme Cine Holliúdy, também com entradas gratuitas. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.

No sábado da Virada Cultural 2025, dia 24 de maio, o Museu funcionará até as 21h – com entrada permitida até as 20h.
Desta forma, o público ganhará mais três horas para poder visitar as suas exposições, tanto a principal quanto a temporária Fala Falar Falares. Em sábados normais, o Museu fica aberto das 9h até 16h30, com permanência permitida até as 18h. Com curadoria de Daniela Thomas e Caetano W. Galindo, a Fala Falar Falares celebra os sotaques brasileiros. Já a exposição principal destaca a diversidade do português falado no Brasil e em outras partes do mundo.
Haverá ainda mais uma edição do Sarau no Museu. Desta vez, homenageando os poetas Alice Ruiz e Paulo Leminski. Sob comando de Bruna Beber, a atividade, marcada para o dia 24 (sábado), das 17h às 18h30, no Pátio B, terá como convidados os escritores Caetano Romão e Mirella Amorim e a cantora Bruna Lucchesi. O microfone ficará aberto para quem quiser apresentar o seu trabalho.
Logo em seguida, às 19h, a literatura cederá espaço para o cinema. Também no Pátio B, acontecerá a exibição da comédia nacional Cine Holliúdy, dentro do projeto Luz na Tela, o cinema ao ar livre do Museu.
Com direção de Halder Gomes, o longa acompanha a rotina do personagem Francisgleydisson, papel de Edmilson Filho, que luta para manter o cinema de uma cidade do interior cearense funcionando nos anos 1970.
A principal ameaça dele é a chegada da televisão aos lares de seus vizinhos. O curta-metragem Narrativas de Identidades: Entre Documentos e Vida, dirigido por Mariana Brazales e desenvolvido no contexto do Festival Arquivo Aberto de 2024, realizado pelo Arquivo Histórico Municipal, também será exibido.
No domingo, dia 25 de maio, um dos destaques é o projeto Domingo no Museu, voltado para crianças e suas famílias.
Das 11h às 16h, no Pátio B, a equipe da Caravana Lúdica espalha jogos, brincadeiras e tabuleiros para que todas as pessoas possam brincar livremente.
Vale ainda mencionar as visitas mediadas pelo Núcleo Educativo à exposição principal (às 10h e às 13h) e ao prédio da Estação da Luz (às 11h e às 15h). Por meio delas, o público tem a oportunidade de conhecer perspectivas específicas sobre as experiências e instalações encontradas no Museu e conhecer espaços do edifício histórico a que somente os funcionários do Museu têm acesso. Os grupos para este passeio são formados 15 minutos antes de seu início, no Pátio A, perto da bilheteria.
SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa na Virada Cultural 2025
Exposição principal e mostra temporária Fala Falar Falares
Dia 24 de maio (sábado), das 9h às 21h (com entrada permitida até as 20h)
De terça a domingo, das 9h às 16h30
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e aos domingos
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/90834/d/299723
Sarau no Museu – Homenagem a Paulo Leminski e Alice Ruiz
Com Bruna Beber, Caetano Romão, Mirella Amorim e Bruna Lucchesi
Dia 24 de maio (sábado), das 17h às 18h30
No Pátio B
Grátis
Luz na Tela – Exibição do filme Cine Holliúdy
Dia 24 de maio (sábado), às 19h
No Pátio B
Grátis (com distribuição de pipoca e refrigerante)
Domingo no Museu – Caravana Lúdica
Dia 25 de maio (domingo), das 11h às 16h
No Pátio B
Grátis
Visita ao prédio da Estação da Luz
Aos sábados e domingos, às 11h e às 15h
Grupos são formados 15 minutos antes no Pátio A, perto da bilheteria
Grátis
Visita à exposição principal
Aos sábados e domingos, às 10h e às 13h
Grupos são formados 15 minutos antes no Pátio A, perto da bilheteria
Grátis
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – Centro de São Paulo