Meire D’Origem e Rappin’ Hood lançam “O RAP É Meu Divã”

Nesta quinta-feira, 17 de abril, o projeto Elo Feat dos Sonhos lança o quinto single da jornada musical do projeto – uma composição autoral da artista Meire D’Origem, cantora, MC, arte-educadora, produtora e agitadora cultural, com mais de 20 anos no Hip Hop, em parceria com Rappin’ Hood, rapper, compositor, produtor, apresentador e ativista brasileiro – ouça aqui. 

A faixa “O RAP É Meu Divã” segue a série de lançamentos em parceria com os feats dos sonhos e apresenta o rap, gênero musical e uma forma de expressão cultural que combina ritmo, poesia falada e batida.

“Ah, o rap, o hip-hop, hoje em dia, tem uma cena muito forte, né? A gente está vendo surgir muitos talentos, muita gente nova chegando. E o Feat dos Sonhos está trazendo a Meire D’Origem — um super talento que está surgindo. Muito da hora!”, comenta Rappin’ Hood. 

Arte colorida com fotos de Meire D’Origem e Rappin’ Hood para divulgação de "O Rap é meu Divã"
Meire D’Origem e Rappin’ Hood | divulgação “O Rap é meu Divã”

O Elo Feat dos Sonhos foi um sucesso de adesão, com mais de mil inscrições recebidas de 25 estados do Brasil e mais de 300 cidades.

O projeto selecionou 10 artistas de diversas regiões do país, reforçando o amplo alcance da música regional brasileira e o interesse do público por sua diversidade. O quinto single a ser lançado pelo projeto é uma composição original de Meire D’Origem em parceria com Rappin’ Hood,um dos nomes mais influentes do rap nacional.

“Eu vejo o Feat dos Sonhos como um grande fortalecimento para o mundo da música, em todos os ritmos. É muito importante essa preocupação com os novos talentos — eu acho fundamental. Projetos como esse precisam continuar, porque podem revelar artistas que só precisam de uma oportunidade para chegar lá. É muito difícil conseguir espaço, o mercado é muito competitivo, e eu espero participar mais vezes”, reforça o rapper.

Fotografia colorida de Meire D’Origem | Foto: Festival da Ousadia | @buenaonda.sm
Meire D’Origem | Foto: Festival da Ousadia | @buenaonda.sm

Com mais de 20 anos de atuação no Hip Hop, Meire integra os coletivos TRILUNA, GT Mulheres da Cultura, Resistência Preta e a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop.

Possui trajetória consolidada, com livros publicados, projetos realizados e músicas difundidas no Brasil e no exterior. Lançou seu primeiro álbum, Se Renda, em 2013 com o grupo D’Origem, e recentemente o EP solo Sempre Estive Aqui.

Premiada em 2020 (categoria Trajetória, pela LAB) e em 2023 (categoria Projeto, com O RAP é Meu Divã, pela LPG), também apresenta e produz o programa SindCT na Cultura, ligado ao setor aeroespacial. Já colaborou com nomes importantes do rap nacional, como Alra Alves, Preta Ary, Brisa Flow, Lívia Cruz, Rap Plus Size, Ninah Reis, Cris SNJ, entre outros.

“Projetos como esse são um portal, uma vitrine e um abraço nos artistas independentes. É muito triste e cansativo disputar espaço com a indústria, e às vezes a gente sente que não está no lugar certo, que não está fazendo certo, que não é bom o suficiente… e por aí vai. Aí vem o Elo Feat dos Sonhos e diz: “Olha, sua arte existe, resiste e está sendo vista. Parabéns! Toma aqui esse prêmio, se organiza, se empodera e apenas continue.” É exatamente assim que me sinto em relação a esse projeto.

O rap, infelizmente, ainda é um ritmo marginalizado. E ser mulher no rap — sobretudo mãe e, com a minha idade — ainda é visto como loucura ou perda de tempo. Por isso, trazer luz e evidenciar as pessoas que estão trabalhando arduamente nas bases, seja qual for o estilo ou vertente musical, é imprescindível para manter viva a chama em nós e em quem está junto nessa caminhada!“, comenta Meire

A curadoria dos participantes foi realizada por uma comissão independente formada por Roberta Martinelli, apresentadora e radialista; Ana Paula Paulino, colunista do POPline.Biz e gerente de A&R da Warner Music Brasil; e Aíla, cantora e compositora. Também participaram da seleção Pretinho da Serrinha e Maria Gadú, diretores musicais do projeto.

“Juro que, quando estava no estúdio, olhava à minha volta e via o Rappin’ Hood, Maria Gadú, O Nave, Pretinho da Serrinha, entre tantos outros monstros da música e da produção ali, pertinho, do meu lado, trabalhando em prol do meu sonho… eu nem conseguia acreditar. Não é à toa que me emocionei diversas vezes no estúdio. Foi até difícil seguir, com tanta emoção. Mas deu certo, deu bom — e eu estou feliz, realizada e eternamente agradecida!”, finaliza.

A última fase do Elo Feat dos Sonhos trará, semanalmente, lançamentos das faixas dos artistas selecionados em colaborações com renomados nomes da música brasileira. Cada colaboração representa diferentes gêneros musicais e visa a celebração da diversidade e da cultura nacional.

Os lançamentos do projeto acontecem de março a maio de 2025, e contemplam diferentes gêneros e feats nacionais, sendo eles: 

● Amanda Pacífico, de Belém (PA) – Carimbó com Dona Onete e Suraras do Tapajós;

● Juliano Guerra, de Canguçu (RS) – Milonga com a Filipe Catto;

● Ketlen Nascimento, de Caruari (AM) – Boi da Amazônia com os bois Caprichoso e Garantido;

● Maíra da Rosa, de Vargem Grande Paulista (SP) – Samba com Péricles;

● Meire D’Origem, de São José dos Campos (SP) – RAP de São Paulo com Rappin´Hood; ● Mestre Anderson Miguel, de Nazaré da Mata (PE) – Maracatu com Lenine;

● P0cket, de Cuiabá (MS) – Funk Carioca com Valesca Popozuda

● Walder Wolf, de Cametá (PA) – Tecnobrega do Pará com Gaby Amarantos; ● Zenaide Parteira, de Tarauacá (AC) – Forró com Geraldo Azevedo

O Elo Feat dos Sonhos é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Elo, empresa 100% brasileira de tecnologia de pagamentos, e é realizado pela Cingulado, especializada em projetos culturais e sociais. O projeto conta com o apoio de recursos incentivados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre a Elo |

Fundada em 2011, com foco em cartões de débito e crédito, e desde então ampliou sua atuação para outros negócios. Com uma plataforma tecnológica proprietária e local, que garante mais agilidade e flexibilidade para atender as necessidades dos clientes, a companhia por meio de uma rede abrangente de portadores de cartões, estabelecimentos comerciais, credenciadores e emissores para apoiar as empresas em suas demandas de pagamentos no Brasil e no mundo.

Com a missão de fomentar a inclusão de pagamentos digitais no Brasil, a Elo oferece uma variedade de produtos de pagamentos para todos os perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos, especializados e de benefícios.

Com um DNA brasileiro e inovador, a Elo também oferece soluções customizadas para empresas, seja por meio das plataformas de tokenização e de prevenção a fraudes, pagamentos por aproximação via QR Code e NFC, ou de consultoria de dados especializada em gerar mais negócios para os seus parceiros.