Show de lançamento: Caderno de Composições com a pianista e compositora Juliana Rodrigues 24.04

Pianista e compositora Juliana Rodrigues apresenta espetáculo de lançamento da série

A pianista e compositora Juliana Rodrigues fará show de lançamento de Caderno de Composições, série que acaba de lançar no YouTube, em que apresenta o processo criativo de suas obras. O espetáculo será na Associação Cultural Cachuera, no dia 24 de abril, às 21h30.

Ao longo deste show solo, a pianista também exibirá trechos dos episódios do projeto que está em sua primeira edição. Fazem parte desse volume, episódios que exemplificam os diferentes trabalhos de Juliana: Entre as estrelas e o chão (disco Vive – 2021); (E)Star (disco Mnemosine – 2017 e na coletânea, também disponível em vinil);  Existimos, vol 1 (2023) do selo Vitrine, Libertad (2019), composta em uma viagem para o Paraguai e Nepalesa, composta em 2023 após uma residência artística no KatJazz em Catmandu, onde a artista se apresentou com o grupo Hexapoema.

Fotografia colorida de Juliana Rodrigues por Lethicia Galo
Juliana Rodrigues | Foto: Lethicia Galo

Outro destaque de Caderno de Composições é a tema da mulher no cenário da composição.

Trazer a público o processo criativo de uma mulher que ocupa este lugar, configura uma mudança de paradigma. Portanto, essa minissérie traz ao público uma mulher como protagonista de seu fazer musical com a consciência de que a representatividade incentiva outras mulheres a perceber a atividade da composição como possibilidade para elas, levando ao aumento do número de mulheres compositoras.

Além da questão de gênero, outro aspecto da minissérie é aproximar a artista do público, trazendo a composição/criação como algo inerente à existência humana, fazendo um contraponto com a ideia difundida pelo ensino de música tradicional de que compor é uma habilidade restrita a poucos.

Sobre a autora

É bacharel em Jazz pela Newpark Music Centre em Dublin (Irlanda). Em sua formação constam ainda a Faculdade Internacional de Música Souza Lima & Berklee e a EMESP Tom Jobim, onde estudou, respectivamente, o piano no jazz e na música brasileira e composição contemporânea. Pianista e compositora, Juliana Rodrigues lançou em 2024 o single “Por mim, por ti, por todas nós”, composição autoral interpretada por ela junto ao sexteto Hexapoema, grupo que lidera.

Tem três discos lançados: “Vive” (2021) e “Mnemosine” (2017) que apresentam suas composições junto ao trio que leva seu nome. Em “Samba-Revolução” (2022) Juliana divide direção e arranjos com suas parceiras do grupo Dona da Rua, formado exclusivamente por mulheres.

É uma das artistas convidadas da coletânea “Existimos, vol. 1” (2023) do Selo Vitrine, que reúne artistas do cenário do jazz instrumental e dos beatmakers de São Paulo, com gravações e remixes de composições originais. Em 2023 e 2024 foi artista residente do Kat Jazz, festival internacional de jazz no Nepal, apresentando shows, participando de rodas de conversa e ministrando aulas. Em outubro de 2024 lançou o disco “MarAdentro” da cantora e compositora Mara Braga, em que assina direção musical e arranjos.

Produziu a minissérie documental “Sobre Vive” (2021) que acompanha o álbum “Vive” trazendo comentários de Juliana e seus parceiros sobre os processos de composição das músicas e de produção do disco. Ao lado do grupo Dona da Rua, produziu a  roda de samba e festival Samba das Mulheres, que reúne mulheres sambistas da cidade de Mogi das Cruzes e do Especial Filhas do Samba em parceria com o SESC Mogi das Cruzes.

A musicista tem extensa trajetória em movimentos que reforçam e debatem a presença das mulheres no meio musical e artístico. Desde 2016 vem produzindo saraus e outros eventos junto a coletivos de mulheres no Casarão da Mariquinha. Também esteve presente no evento 21 Dias De Ativismo Pelo Fim do Racismo e da Violência Contra a Mulher em 2018, que reuniu mais de 60 mulheres sambistas e diversos setores da sociedade em rodas de conversa, shows e oficinas em sua cidade natal Mogi das Cruzes.

Em 2019 fundou o Coletivo Boca de Leoa, com o qual realizava o evento mensal #SomDeQuem com shows e rodas de conversa protagonizados por mulheres e pessoas não binárias. Em 2024 participou de rodas de conversa no Nepal no festival Kat Jazz sobre a presença de mulheres na música e também no SESC Consolação, reforçando sua atuação e de outras mulheres no samba. 

SERVIÇO

Data e horário: 24 de abril, às 21h30

Local: Associação Cultural Cachuera – Rua Monte Alegre, 1094 – Perdizes – São Paulo – SP

Preços: R$ 20

Ingressos: https://bit.ly/lacamentocadernodecomposicoes

FICHA TÉCNICA

Direção geral: Juliana Rodrigues

Teclado: Juliana Rodrigues

Cinematografia: Lethicia Galo

Edição de vídeo: Vitor Gonçalves

Identidade visual: Natália Rodrigues Maldonado

Animações: Tiago Ramos

Captação de áudio: Pedro Henning

Assistente de produção executiva: Swan Prado

Tradução e interpretação em LIBRAS: TILSP – Tradução e Interpretação de LIBRAS-Português LTDA

Fotos: Lethicia Galo

LINKS