IMS promove Circuito Ballroom, festival em celebração à comunidade LGBTQIAPN+

Criada por pessoas LGBTQIAPN+ negras e latinas nos EUA por volta da década de 1970, a cultura ballroom é um movimento político que valoriza as identidades e expressões artísticas dessa comunidade por meio de bailes, as chamadas balls. Com performances, batalhas de dança e música, as balls são lugares de acolhimento, reconhecimento e resistência. Ao longo do tempo, a cena ballroom foi se transformando e expandindo para outros cenários e países, com novas vozes e expressões de orgulho.

Circuito Ballroom: o amor é a mensagem, que acontece de 30 de maio a 1 junho no IMS Paulista, celebra esse legado, destacando sua presença e ressignificação no Brasil. O evento é uma iniciativa do núcleo de afinidades Potências Trans, que reúne pessoas trans que trabalham no IMS, com curadoria de Angel Jayaci Hands Up e Statement Princess Dani Mutatis, que integram o grupo.

Com três dias de atividades gratuitas, a programação inclui sessões de cinema, oficinas uma ball (baile), com competições em cinco categorias e premiações em dinheiro.

Fotografia colorida de Vera Verão, 2023. Zig Studio - Barra Funda, São Paulo. Crédito: Cintia Rizoli - divulgação IMS - Ballroom
Vera Verão, 2023. Zig Studio | Foto: Cintia Rizoli

O evento começa no dia 30/5 (sexta), às 19h, com exibição do longa-metragem The Queen, de Frank Simon, e do curta Queens at Heart.

Projetado em restauração 4k, The Queen documenta os bastidores do concurso de beleza Miss All-America Camp, em 1967, organizado pela ícone e ativista Flawless Sabrina. Queens at Heart, por sua vez, registra a vida de quatro mulheres trans e a cultura drag na década de 1960, em Nova York. A sessão será seguida de conversa com o artista interdisciplinar Legendary Flip Couto e as curadoras.

A programação continua no dia 31/5 (sábado), com duas oficinas realizadas simultaneamente, às 15h: a fotógrafa e artista Star Cintia Rizoli ensinará como usar a câmera para registrar momentos icônicos das balls e a Trailblazer Mother Eduarda Kona Hands Up conduzirá uma aula prática de voguing.

Essas duas atividades se complementam, unindo performance e registro, em uma experiência de criação e celebração visual. As oficinas são gratuitas, com distribuição de senhas 1 hora antes e limite de 1 senha por pessoa.

Ainda no sábado (31/5), às 18h, o cinema promove mais uma sessão, com os filmes Salão de baile – This Is Ballroom, de Juru e Vitã, primeiro longa-metragem documental brasileiro a explorar profundamente o universo da cena ballroom no Rio de Janeiro, e Feminino, de Carolina Queiroz, que discute a relação de identidade de gênero, questionando conceitos baseados no que é considerado masculino ou feminino.

No dia 1/6 (domingo), como grande destaque do evento, das 15h às 18h, o térreo do centro cultural será palco da ball O amor é a mensagem: eras ballroom, que mergulhará na história e nos gêneros presentes no universo ballroom. No baile, as pessoas participantes competirão em cinco categorias distintas, avaliadas por um júri.

Para competir, é preciso fazer parte da comunidade ballroom e se inscrever previamente (as inscrições e informações sobre as categorias serão divulgadas em breve nos canais do IMS). A premiação de cada categoria será de mil reais e serão avaliados critérios como os looks, a maquiagem e o uso das palavras para engajar a plateia.

O público poderá assistir ao baile na plateia, como espectador, torcendo e vibrando por cada participante. A ball será comandada pela chant Star Mother Aurora Abloh e pelo host Trailblazer Felix Pimenta, com a DJ Maia Caos Avalanx.

As curadoras destacam a importância da realização do circuito no IMS: “A comunidade ballroom é um movimento político, em formato de batalhas, em que nós celebramos a existência em oposição a tudo que nos é negado pela sociedade.” Essa ideia está presente inclusive no nome do evento − O amor é a mensagem − uma referência à canção “Love Is the Message” (1973), do grupo MFSB (Mother, Father, Sister, Brother), que virou um hino nas pistas de dança da cena ballroom.

Para muitas pessoas LGBTQIAPN+, especialmente negras e latinas, a música representa um chamado à união, à presença e à celebração da vida − mesmo diante da exclusão. Começar um baile ao som dessa faixa é mais do que nostálgico: é um ritual. Um lembrete de que, antes de qualquer competição, o amor é a mensagem”, afirmam as curadoras.

Serviço

Circuito Ballroom: o amor é a mensagem

De 30 de maio a 1 de junho

Entrada gratuita

IMS Paulista

 

Programação completa

30 de maio (sexta)

19h – Exibição dos filmes The Queen, em cópia restaurada em 4K, e Queens at Heart, seguida de conversa com Flip Couto e as curadoras | Cinema do IMS Paulista – Entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes da exibição e limite de uma senha por pessoa.

 

31 de maio (sábado)

15h – Oficina Fotografia em movimento, com Star Cintia Rizoli

Sala Multiuso | 9º andar

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes e limite de 1 senha por pessoa.

 

15h – Oficina Prática e introdução no voguing, com Trailblazer Mother Eduarda Kona Hands Up

Ateliê | 9º andar

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes e limite de 1 senha por pessoa.

 

18h – Exibição dos filmes Salão de baile − This Is Ballroom + Feminino | Cinema do IMS Paulista

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes da exibição e limite de uma senha por pessoa.

 

1 de junho (domingo)

15h às 18h – Baile O amor é a mensagem: Eras ballroom | Térreo do IMS Paulista

Evento com inscrição prévia para as pessoas competidoras e aberto ao público como espectador (150 lugares em pé).
As inscrições para a competição serão divulgadas futuramente nos canais do IMS.

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424, São Paulo. Tel.: 11 2842-9120.

Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h.